RESILIÊNCIA

Conceitos sobre Resiliência

O termo Resiliência foi usado nas ciências sociais para descrever fenômenos observados em pessoas que, após viver situações de adversidade, conseguem desenvolver recursos que possibilitam uma boa qualidade de adaptação social, e viver uma vida saudável, procurando focar sua energia na busca de condições que viabilizam um desenvolvimento sadio e positivo.

Nesta busca constante de uma vida adaptada, se da prioridade em estreitar laços de família e boas relações com amigos que são significativos. Enfrentar crises e buscar solucionar os problemas. Focar e correr atrás de seus objetivos, que devem ser realistas, possíveis de ser realizados.

Aceitar as mudanças do ciclo da vida e fazer as adaptações necessárias para buscar uma vida mais plena. Procurar fazer coisas que traga satisfação com certa regularidade. Viver mais o presente, procurar descobrir mais sobre você mesmo. Focalizar suas qualidades, confiar mais em suas capacidades de resolver conflitos.

Procurar manter uma visão de otimismo, e de esperança. Ao se deparar com um problema tentar resolver-lo e não esperar que ele simplesmente desapareça.

Se firmar em seus valores pessoais, fortalecer a espiritualidade e passar a apreciar mais a vida.

Ficar mais atento as suas próprias necessidades e aos seus sentimentos. Fazer exercícios com regularidade e apreciar uma alimentação sadia. Manter o corpo e a mente saudáveis ajuda a enfrentar situações de adversidade que buscam a Resiliência.

"Resiliência é a resistência ao sofrimento e a capacidade de resistir as feridas e golpes da vida, assim como o impulso de reparação Psíquica que nasce desta resistência".

A resiliência trata de compreender de que maneira um golpe pode ser assimilado.

Trabalho escrito, baseado no tópico dos "Dez caminhos para desenvolver a Resiliência de Edith Hendergon Grotberg do livro: LA Resiliencia em el mundo de Hog, Como superar las adversidades".