INFANTIL

As Funções da Família no Processo de Desenvolvimento Sadio

A criança pequena necessita para sua sobrevivência da maternagem, ou seja, os cuidados físicos e emocionais para preservar seu crescimento harmônico. Os pais devem ensinar os cuidados básicos com a alimentação, com a higiene, com o sono, com a segurança (evitar situações de perigo) e cuidar de sua integridade física, de sua aparência (vestimentas) e enfatizar a melhoria da linguagem.

Os pais devem ensinar aos filhos a importância das relações familiares saudáveis, desenvolver as relações fraternas e amigáveis entre os irmãos, priorizar a cooperação, minimizar a competição, desencorajar a inveja, conversar sobre sentimentos de ciúmes, respeitar as características próprias de cada sexo, promover relações de respeito, solidariedade e de amor.

Procurar entender as características próprias de cada faixa etária, os sentimentos advindos destas fases. Desenvolver as capacidades lúdicas, aprender a brincar, jogar, motivar para as tarefas domésticas, os estudos e os deveres escolares, criar gosto pelas artes, os esportes e melhorar a capacidade física.

Desenvolver as relações sociais e afetivas com os outros familiares (avós, tios, primos). Relacionar de modo saudável com amigos, vizinhos e pessoas da comunidade.

Outra função importante da família é auxiliar os filhos em sua inserção profissional, a escolha da profissão, a formação, o preparo e as relações iniciais no seu trabalho.

No ciclo da vida, os pais envelhecem, os filhos se tornam adultos e precisam constituir suas famílias núcleo, escolher um (a) companheiro (a), noivar, casar, formar e consolidar uma nova família.