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Espaço Crescer & Adolescer

O Espaço Crescer e Adolescer é um site de responsabilidade da Psicóloga Celiane Ferreira Secunho (cfsecunho@terra.com.br) CRP 0156, especialista em Psicologia Infantil pela UnB e especialista em Resiliência pela Universidad Nacional de LANUS - UNLA, Buenos Aires - Argentina. Oferece um trabalho de Psicologia do Desenvolvimento nas áreas de Psicologia Clínica da Infância e Adolescência.

Saber ou não sobre a síndrome

Um questionamento que vem sendo freqüente entre os pais é falar ou não com o filho sobre a síndrome que ele é portador. Muito se discute em reuniões clínicas sobre a importância do diagnóstico como forma de nortear o tratamento, buscar escolas adequadas e atividades complementares importantes. Mas,sempre vem a polêmica de ”rotular o sujeito”: será essa a melhor conduta?

Bullying um problema a ser enfrentado

"Bullying é crueldade deliberadamente voltada aos outros, com intenção de ganhar poder ao infligir sofrimento psicológico e ou físico. O bullying envolve atos, palavras ou comportamentos prejudiciais, intencionais e repetidos".

O jogo da sedução

A Síndrome de Asperger traz dificuldades específicas nas interações sociais. Na entrada da adolescência fica evidente as limitações em interagir com os pares da faixa etária média e o manejo social no grupo.

Como desenvolver condutas sociais

Ensinar as crianças que as relações sociais, as brincadeiras são como os contos de fadas, tem inicio, meio e fim. Começam era uma vez, acontece o meio da história e termina, viveram felizes para sempre.

As Funções da Família no Processo de Desenvolvimento Sadio

A criança pequena necessita para sua sobrevivência da maternagem, ou seja, os cuidados físicos e emocionais para preservar seu crescimento harmônico. Os pais devem ensinar os cuidados básicos com a alimentação, com a higiene, com o sono, com a segurança (evitar situações de perigo) e cuidar de sua integridade física, de sua aparência (vestimentas) e enfatizar a melhoria da linguagem.

Adolescência e Família

A adolescência por ser uma passagem muito importante e complexa no processo evolutivo, necessita de apoio sistemático, firme e contínuo da família.

Alterações Senso-Perceptuais na Síndrome de Aspeger

A síndrome de Asperger caracteriza-se por perturbações qualitativas no desenvolvimento social e da comunicação, acrescida por interesse e atividades restritas e repetitivas.

Resiliência - Conceitos Diversos

Ser resiliente é rescindir o contrato com a adversidade. (Manciaux e Tomkiewicz)

O desenvolvimento emocional do bebê

"Representa todos os cuidados que a mãe oferece ao seu bebê após o nascimento, toda provisão característica do estado pré-natal, sustentar adequadamente o bebê nesse estágio de dependência absoluta, demonstrando seu amor." (Donnald Winnicott).

O desenvolvimento precoce do bebê

René Spitz elaborou técnicas de observação direta de bebês (filmes e testes) em estudos longitudinais usando métodos de psicologia experimental, pesquisas, estudos em berçários e creches. Sptiz enfatiza que a partir do segundo mês o bebê percebe de modo mais diferenciado o rosto materno.

A importância do olhar

Quando um bebê olha para a sua mãe, ele pode se ver espelhado no olhar materno

Conceitos sobre Adolescer

Parte 1.

Conceitos sobre Adolescer

Parte 2.

Conceitos sobre Adolescer

Parte 3.

Transtornos invasivos do desenvolvimento

Algumas considerações sobre estudos de Autismo.

Autismo Infantil

Leo Kanner descreve o autismo como tendo duas características essenciais: isolamento extremo e um desejo ansioso e obsessivo de preservar a rotina (mesmice).

Critérios de Diagnóstico

Segundo a Associação Americana Criança Autista.

Síndrome de Aspeger por Hans Aspeger

Segundo Asperger, a síndrome é mais comum em meninos, é geneticamente transmissível e pode estar associada à história de hipoxia neonatal.

Síndrome de Aspeger por Christopher Gillberg

Segundo Christopher Gillberg.

Síndrome de Aspeger

Parte 1.

Síndrome de Aspeger

Parte 2.

Síndrome de Aspeger

Parte 3.

Síndrome de Aspeger por vários doutores

Lorna Wings, Frith, Boncher, Hans Aspeger e Leo Kanner.

Síndrome de Aspeger por Celiane Ferreira Secunho

Parte 3.

Conceitos sobre Resiliência

O termo Resiliência foi usado nas ciências sociais para descrever fenômenos observados em pessoas que, após viver situações de adversidade, conseguem desenvolver recursos que possibilitam uma boa qualidade de adaptação social...

Resiliência por Boris Cyrulnik

Esse texto foi escrito por um estudioso de Resiliência que tem uma história de vida que é a própria Resiliência. Cyrulnik passou parte de sua infância nos campos de concentração na Alemanha de Adolf Hitler.

Biografia de Boris Cyrulnik

Presenciou a morte de sua mãe, seu pai, seus irmãos, amigos, avós e vizinhos e foi o único sobrevivente do grupo.