Autismo e Aspeger

Como desenvolver condutas sociais

Celiane Ferreira Secunho

1 - Ensinar as crianças que as relações sociais, as brincadeiras são como os contos de fadas, tem inicio, meio e fim. Começam era uma vez, acontece o meio da história e termina, viveram felizes para sempre.

2 - Enfatizar a importância de ser cooperativo busca brincadeira onde a capacidade de cooperação é priorizada. Valorizar mais o brincar, criar, montar, e intercalar com jogos onde predomina o ganhar ou perder.

3 - Desenvolver condutas flexíveis ensinar que se pode mudar o planejado caso necessário. Se tiver sol, vamos à piscina ou a praia; se chover, vamos ao shopping ou ao cinema. Sempre levando em conta a previsibilidade evitando o improviso, as surpresas.

4 - Convidar colegas, amigos ou vizinhos para brincar em casa com a criança. Fazer uma planilha com atividades variadas, dar modelos de como desenvolver algumas brincadeiras.

5 - Uma conduta inadequada, uma crise de choro ou de raiva está sinalizando que algo de errado está acontecendo e que a criança não está sabendo dizer. Ficar atento, tentar entender o que se passa, ajudar a clarificar o sentimento confuso.

6 - Falar de forma geral sobre diferentes maneiras de comportar: na igreja se fica em silêncio, no parque pode falar e correr à vontade. Fazer um paralelo com os tipos de roupas e locais – na piscina, praia – short, maiô na escola uniforme, numa festa roupa chique.

7 - Ensinar a exercitar a mímica, usar o corpo como forma de expressar. Cara triste, alegre, corpo rígido ou relaxado, sinal com o olho.